domingo, outubro 22, 2006

Blogosfera portomosense 2

Caro guarda-rios,

Em resposta ao seu post de há dias o cilício informa que não é apenas salgueiro a ser apresentado em minúsculas. Se lesse com atenção outros textos aqui publicados teria notado que também outros figurões merecem tal consideração. freitas do amaral, albino januario, louçã, vereador neves, bin laden, antonio guterres entre outros.
Segundo a gramática da língua portuguesa os nomes próprios devem ser sempre apresentados com a primeira letra maiúscula. No entanto a liberdade da blogosfera permite esta adaptação de desconsiderar quem realmente não merece a consideração do autor do blog. Chamemos a esta figura de estilo um bloguismo de depreciação.
Há no entanto um pequeno detalhe no seu post em que o autor do cilício acusa o toque. Será que os blogs portomosenses são concorrentes um dos outros? É que se o forem há leis da concorrência a cumprir...
Não os vejo nesses termos, mas antes como múltiplos veículos de partilha de opiniões. Desde a primeira hora que a todos tem dado as boas vindas.
Tal como o seu predecessor cilício, o colega guarda-rios não esconde o seu incomodo com a equipa de figurões que tomou conta o nosso concelho.
O cilício subscreve a forma sábia e quase suficiente como o guarda-rios descreveu salgueiro, de magro raciocínio e de farta esperteza.
No essencial estamos de acordo e há clientela para todos.
Contra a intelectualidade rústica, teclar, teclar.